Como Manter um Blog Vivo e Atrativo

Copywriting, Template, Páginas, Frequência de Conteúdo, tudo isso e muito mais é o que você vai encontrar neste segundo post da minissérie de Como Entrar no Mundo dos Blogs. Mas antes, clique aqui e faça a leitura do primeiro conteúdo.

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Blogs e nada melhor colocar como pauta, o desafio que é ter e manter um blog nos dias em hoje.

No meu caso por exemplo, produzo diferentes tipos de conteúdo (me refiro as categorias aqui do blog), todos baseados nas minhas experiências pessoais. E a cada publicação escrevo na linguagem no qual eu gostaria de ler, utilizo das técnicas que serão mencionadas nesse post, reviso e no final publico um conteúdo completo, que chame a atenção do leitor(a) para que ele/ela faça a leitura até o fim (e quem sabe sair deste conteúdo lendo outros que já foram publicados por aqui).

Saiba agora os principais pontos para manter um blog vivo e atrativo:

Copywriting: Escrita persuasiva

Começando por algo que é o principal elemento para manter um blog que é a escrita.

A seguir, inseri uma definição breve sobre o que é Copywriting. Em seguida, justifico o por que eu acredito que você deveria investir neste tipo de técnica na escrita dos seus posts, mesmo que o seu objetivo seja de criar ou manter um blog sem fins comerciais.

O que é Copywriting?

Copywriting é o processo de produção de textos persuasivos para ações de Marketing e Vendas. Como o conteúdo de e-mails, sites, catálogos, anúncios e cartas de vendas, por exemplo. O profissional responsável pelo desenvolvimento do texto (também chamado de copy) é conhecido como Copywriter.

Fonte: Resultados Digitais
  • Como manter um blog com essa técnica?

Agora falo como leitora de blogs, não como publicitária já que a minha formação/profissão se encaixaria como uma luva para a minha justificativa.

Por mais que o Copywriting tenha o texto voltado para fins de marketing e vendas, o uso dessa técnica envolve também a persuasão do seu conteúdo.

Você escreve para o seu público-alvo/persona certo? Por exemplo, na produção de conteúdos cujo o nicho é livros, nos conteúdos você fala sobre os futuros lançamentos, faz resenhas, da dicas de leitura em geral e principalmente utiliza na escrita dos posts palavras/frases fáceis de entender e que fazem parte deste universo?

Três blogs que fazem isso muito bem são: ClayciImersão Literária e Pequena Jornalista Apesar de não ter hábito de leitura semelhante ao das autoras, e eu não ser o principal público-alvo desse tipo de conteúdo. Suas resenhas são tão bem escritas, ao ponto de me impactar de querer comprar o livro indicado ou até mesmo recomendar a leitura do blog ou de um determinado conteúdo.

Portanto, fica claro que a produção de textos persuasivos vai além de sua definição.

Agora, se o seu objetivo é totalmente comercial voltado para venda de produtos e serviços. Lembre-se de:

– Falar sobre os benefícios do que está oferecendo para o seu leitor;
Escrever de forma clara a solução do problema que você está oferecendo;
Planejar e construir um relacionamento com seus leitores;
Sempre dar um toque pessoal, seja o mais honesto possível, para que o seu leitor não sentir a sensação de que está sendo enganado.

Template: A aparência do seu blog

Quem nunca ouviu o ditado “A primeira impressão é a que fica” que atire a primeira pedra kkkkk. No mundo dos blogs eu diria que esse ditado você deve levar ao pé da letra.

Template ou Tema é a aparência do seu blog, ou seja, é toda a disposição de informações gráficas, posts, textos, links, menus e páginas e etc.

Busque ter um layout limpo com poucas misturas de tipografias, cores, fotos de tamanhos padronizados e categorias e menus organizados, para ter um Template visualmente mais atrativo.

Páginas: Quais páginas devo ter?

Ai está realmente um ponto complexo a criação e gestão de páginas, que são conteúdos fixos e que é extremamente importante que seu conteúdo esteja atualizado.

Para cada tipo e objetivo de blog (pessoal e profissional), é necessário a criação das seguintes páginas:

– Sobre/Quem Somos: Contando um pouco melhor sobre você ou falando a história do seu blog;
– Contato: Em caso de dúvidas, erros, sugestões e contato comercial, recomendo a criação de uma página de contato. Em seu conteúdo insira um e-mail ou formulário de contato, para que de forma rápida e objetiva saibam como falar você.

Demais páginas além das mencionadas, é necessário que faça uma análise do seu blog. Para compreender a real necessidade de criação e de gestão do seu conteúdo para o seu público.

Frequência de Conteúdo: Quantos posts devo fazer?

Finalizando este post, falarei sobre a frequência de postagens, a resposta para esse tópico é DEPENDE!

Quantidade não tem relação com qualidade. Como disse no primeiro post dessa série, você consome conteúdos neste formato? Se sim, saberá quais os são os seus blogueiras(os) concorrentes, logo conhece a média de publicações, criando assim uma ideia da sua frequência de conteúdo.

Agora se você for pensar em se basear nos algoritmos de buscadores na internet, neste caso é produzir o máximo de conteúdos possível, ou seja, todos os dias desde que tenha um determinado padrão de qualidade.

Portanto, não importa muito se seu blog terá 2 ou 30 posts por mês, o importante é quantidade e qualidade esteja adequada para o seu público.

Bonus: Invista em SEO

Quer encontrar leitores para o seu blog a longo prazo de forma orgânica? Você sabe o que é SEO? Se sua resposta foi não ou mais ou menos, então, vamos lá!

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization). Como a própria tradução sugere, SEO é uma otimização para os motores de busca, um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definirem o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.

Fonte: Resultados Digitais

Aprender a utilizar dessa técnica auxilia a você chegar cada vez mais próximo do seu público-alvo e nicho do seu blog.

SEO na prática vai além de inserir as palavras-chaves dentro do seu conteúdo e no endereço do seu post. É mostrar que você é um especialista e que possui autoridade no qual você aborda, é sempre passar confiança para o seu leitor, ser original, criativo. Não podemos esquecer de que estamos cada vez mais utilizando o celular, ou seja, que o nosso blog seja responsivo, que seu blog possua o certificado de segurança SSL/HTTPS entre outras técnicas.

Um excelente exemplo de blog que eu conheci pelas técnicas de SEO e que virei leitora é o blog Descobertas Bárbaras que me ajudou muito na minha viagem para Brasília.

Concluindo

Enfim, chego ao fim do 2º post da minissérie. Espero de verdade que esses dois conteúdos estejam ajudando a vocês, que querem ter um blog. Se você já é um blogueiro, esteja te auxiliando manter e melhorar a qualidade do seu blog e dos seus posts.

Me contem nos comentários o que estão achando dessa minissérie.

Aguardo vocês no último post!

Foto: Freepik

Cinthya Araújo

2 comentários em “Como Manter um Blog Vivo e Atrativo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo