Em 2024, fui à Bienal do Livro e, nesse dia, saí de lá com um livro que me fez retomar o hábito da leitura. Não imaginei que esse passeio no fim de semana, me traria tanto impacto, desde então, virei uma leitora de transporte público 😂
Mas você, que esta lendo este post, ainda lê livros? Com que frequência? Você gosta de ler? Qual o último livro que você leu?
Neste post, vou te motivar a voltar a ler livros, ou a continuar com esse hábito. Vamos lá!
Alguns dados sobre a leitura
Antes de mais nada, vamos começar com alguns dados.
Uma notícia no G1 relatou sobre a perda de 7 milhões de leitores dentro de quatro anos no Brasil, um país com mais de 211 milhões de pessoas, onde a maior prática de leitura ocorre em casa e na escola.
Matérias como essas que me dão um certo desespero, pois um livro abre tantas e diferentes portas. Meu primeiro contato com a leitura, por exemplo, foi com os gibis da Turma da Mônica, como muitas pessoas da minha geração. O hábito de leitura pode abrir muitos caminhos. Não podemos esquecer que os livros são fundamentais para a alfabetização, desenvolvimento educacional e profissional.
Retomando aos dados estatísticos, sabemos que o tempo em telas e as redes sociais influenciam muito o aumento dessa estatística.
No fim do ano passado, o Tiktok promoveu um evento que foram distribuídos 100 mil livros gratuitamente aqui em São Paulo. Para mim, soou como uma “reparação de danos” ou seria um “peso da consciência” de um veiculo digital sobre esse assunto?
Enfim, para encerrar este tópico, é inevitável em relação do hábito de leitura e o futuro dos livros.
3 motivos para você voltar a ler livros:
Não comecei esse post somente para falar coisas ruins, dados e estatísticas. Afinal, quais são os principais benefícios da prática da leitura?
Segue abaixo três motivos para você voltar a ler:
- Entretenimento e conhecimento: os livros podem proporcionar essas duas funções, diversão e distração. Como também pode ser uma fonte de informação, para potencializar ou aperfeiçoar algum conhecimento;
- Criatividade: com certeza uma das melhores formas para estimular a criatividade é por meio dos livros. Com tantas diferentes histórias sejam elas de ficção, biografias ou diferentes ideias e formas de ver o mundo. Os livros nos proporcionam essa experiência, estimulando assim novas formas de pensar, e, assim melhorando a nossa criatividade;
- Saúde Mental: já tinha pensado em usar livros para melhorar a saúde mental? Se você faz terapia assim como eu, sua psicóloga já deve ter indicado algum livro. Os livros podem te ajudar a relaxar, melhorar a concentração e memorização, para ter uma mente mais saudável.
Livros que li desde que retonei a leitura:
- Psicologia na prática – Alana Anijar
- Pequeno Manual Antirracista – Djamila Ribeiro
- Casais Inteligentes Enriquecem Juntos – Gustavo Cerbasi
- Amor na sua vida – Karol Pinheiro
- Se não eu, quem vai fazer você feliz? – Graziela Gonçalves
- Ainda estou aqui – Marcelo Rubens Paiva
No momento estou lendo “Deixe de ser pobre“, do Eduardo Feldberg, e eu tenho o livro diário chamado “Uma anotação por dia: 7 anos de memórias“.
Se quiserem resenha sobre alguns deles mencionem nos comentários. Quero fazer post sobre de alguns, mas alguns deles eu peguei emprestado 🤭.
Enfim, esse foi o post inaugural da categoria Livros aqui do blog.
Finalizando, eu não posso terminar esse post sem confessar que, eu estou to amando voltar escrever por aqui no blog. Não imaginei que voltar por aqui me faria tão bem! 😊
Espero que esse post tenha sido um incentivo para você também voltar a ler. Não vá embora sem deixar o seu comentário. Me diga: você lê? Se não, sabem o motivo de terem parado? Quero saber tudo!
Um beijo e até o próximo post!