Cof, cof…tirando a poeira desse blog! Mas vamos direto ao assunto deste post.
Desde quando me entendo por gente no mundo da internet eu tenho um blog! Este, por exemplo, foi criado no meio da pandemia e foi o meu grande companheiro durante o caos que estávamos vivendo naqueles tempos. Enfim, essa ferramenta de texto ainda é muito utilizada e é uma excelente ferramenta de comunicação, na internet.
Mas, afinal, quais são as vantagens e desvantagens de ter um blog? Vamos ver dois itens de cada, conforme o meu ponto de vista:
👍 Vantagem n°1: Seu espaço na internet
Quantas redes sociais vocês usam/acessam? Instagram, YouTube, LinkedIn, TikTok e entre outras plataformas que compartilhamos e consumimos conteúdo.
Ter um blog/site é ter um espaço exclusivamente seu na internet e não precisar utilizar espaço de terceiros para essa finalidade.
Além disso, um blog oferece liberdade um espaço sem restrições, sem algoritmos e políticas de uso da(s) plataforma(s). Você tem total controle sobre tudo: design, estrutura, ordem, funcionalidade, refletindo totalmente a sua personalidade.
Em resumo, ter um blog um espaço na internet onde você é livre e define e quem cria as suas regras e um ambiente que representa quem você é, compartilhando as suas ideias e individualidades para o mundo.
👎 Desvantagem n°1: Periodicidade de conteúdo
Esse post quem o diga, hahahaha. Brincadeiras à parte, ter um blog e criar uma frequência de conteúdo é algo desafiador.
Principalmente quando falamos de tempo, por mais que hoje com várias Inteligências Artificiais (IA), que podem ajudar na hora do desenvolvimento de post, se você é um adulto 30+, com trabalho fixo como eu, sabe muito bem como é difícil ter tempo para demais atividades.
Uma forma para contornar essa situação é ter um calendário editorial, para organização de temas e das datas de publicação dos posts, intercalando entre mais complexos e os mais simples.
Outra forma de contornar essa desvantagem é de como revisitar ideias de posts que você tem, buscar também na internet ideia de conteúdos em caso de bloqueio criativo, e também utilizar dos recursos nativos do gerenciador de conteúdo (CMS) no meu caso, WordPress, programando a data e horario de divulgação.
Encerrando este tópico, basicamente não pode passar batido é a desmotivação,compromissos e o cansaço, que fazem parte da nossa vida.
👍 Vantagem n°2: Oportunidades
Apesar dos anos de ouro dos blogs terem passado há algum tempo, os blogs continuam sendo uma importante ferramenta de comunicação.
Afinal, quantos criadores de conteúdo surgiram por meio dos blogs? Muitos começaram assim escrevendo, compartilhando experiências e seus conhecimentos ao mundo.
Não somente para criadores/influenciadores, esse blog por exemplo me ajudou a conquistar o meu trabalho atual, e também a desenvolver a minha escrita depois que ter concluído a minha primeira pós-graduação.
Ainda mais que, escrever livremente não é algo que desenvolvemos com frequência, ter um blog estimula o nosso cérebro a criar diferentes textos, contribuindo assim para a manutenção dos nossos conhecimentos da língua portuguesa.
👎 Desvantagem nº2: Custos
Hoje existe uma infinidade de plataformas gratuitas para blogs, mas o seu blog só será de fato profissional se tiver pelo menos um domínio.
Você pode ter/manter o seu blog por um hobby, mas eu acredito ser importante para passar a seriedade na hora do seu conteúdo, esse item se torna relevante.
No meu caso desde a criação deste blog, utilizo o CMS WordPress com vários plug-ins ótimos e gratuitos, com domínio e hospedagem da Hostinger. Recomendo muito além de ser seguro, eles produzem diversos conteúdos para diferentes tipos de blogs e sites.
Enfim,esse foi o post quero que vocês me digam nos comentários mais vantagens e desvantagens desse mundo dos blogs.