Maternidade: diário de gravidez do 1º ao 3º trimestre

Começo esse post dizendo o quanto estava empolgada para voltar a postar. Em 2025 uma das minhas metas era voltar a escrever conteúdos por aqui no blog. Mas, eu não sabia que enquanto escrevia aqueles dois posts que saíram aqui no ano passado, eu estava grávida!

Deixei esse e outros objetivos totalmente de lado no ano passado, e a minha gestação foi a protagonista do resto do meu ano.

E para o meu retorno ao blog o conteúdo não poderia ser outro, sem ser o meu diário de gravidez. O ciclo que deu início a uma nova fase da minha vida, a maternidade. Vamos lá?!

Diário de gravidez: 1º trimestre a descoberta e as primeiras mudanças

Começo este diário de gravidez com um desabafo. Sempre pensei que a maternidade parecia uma realidade distante… só não imaginei que as coisas aconteceriam tão rápido. Eu e meu marido decidimos parar o anticoncepcional em Dezembro de 2024, comecei 2025 com os três primeiros ciclos menstruais desceram normalmente.

Últimos dias de março chegou, o dia previsto da minha menstruação era um sábado (conforme o aplicativo Flo). O final de semana passou, eu pensei “finalmente após sete anos de anticoncepcional o primeiro atraso”. Na dúvida, falei para o meu marido e fiz um teste de gravidez de farmácia na segunda-feira que deu negativo. Mesmo com aquele resultado eu estava tendo sintomas diferentes do meu ciclo menstrual, que eram:

  1. Não tive TPM (Tensão Pré Menstrual);
  2. O bico do meu seio estava com uma linha maior e diferente do normal;
  3. A principal mudança eu comecei a levantar de madrugada para fazer xixi, um hábito que eu não tinha (agora virou rotina).

Aquela semana foi passando, e a minha menstruação nada de descer, até que na quinta-feira, conversando com uma amiga do trabalho no horário do almoço. Ela me incentivou a fazer outro teste e me disse: “Faz outro teste, no máximo vai dar outro negativo.” e para a minha surpresa… os novos testes (eu fiz quatro) deram positivo.

Antes dos testes do almoço, na manhã daquele mesmo dia tinha marcado uma consulta on-line à noite, mostrei os testes para a médica que foi extremamente sensível e me disse: “Você está super grávida.” Ela me orientou a tomar vitaminas para gestante, não estava fazendo o uso de nada, e me passou diversos exames de sangue e urina e o Beta HGC para a confirmação da gestação, enfim, todos os exames do primeiro trimestre.

O Beta deu o positivo, em um sábado eu achei que iria menstruar, no outro confirmação que estava grávida. Naquele mesmo dia nós contamos para a nossa família, que foi uma emoção gigantesca, e ai caiu a ficha do sonho que se tornou realidade.

Pós descoberta:

Logo comecei os ajustes, marquei Dermatologista comecei a usar sabonete e protetor solar com cor da marca Avène, e também passei na Nutricionista que me recomendou o uso de Omega 3 para gestante. No início comecei utilizando o Multi vitamínico Pré-Natal da Lavitan e o Omega 3 Nutri Mater do Sidney de Oliveira da Ultrafarma.

Na minha primeira consulta com a minha ginecologista e obstetra descobri que ela também estava gestante, marquei meu primeiro ultrassom somente com 9 semanas. No mesmo dia fiz exame de sexagem e descobri após uma semana que estava grávida de um menino do Vicente.

Minha maior preocupação era que tinha duas viagens programas para o fim do primeiro trimestre, tinha as minhas primeiras férias marcadas para Maio. Acabou acontecendo somente a viagem para Balneário Camboriú, foi muito tranquila e maravilhosa, tive enjoo e somente vomitei 1x nesta viagem. Na volta na casa dos meus pais, após um dia que passei muito mal com cheiro de uma comida.

No retorno ao trabalho sofri muito, durante as férias estava dormindo de 12 a 14 horas por dia, e voltar a dormir 7 a 8 horas, foi algo que realmente mexeu muito durante toda a gestação.

Terminado o 1º trimestre da gravidez, não posso deixar de mencionar, que nasceu a incrível relação entre eu e o ChatGPT kkkkk. Meu melhor amigo durante a gestação, que me ajudou muito para entender se estava tudo certo, com meus sintomas de enjoo, sono e cólicas eram muitas dúvidas (gente usem Inteligência artifical com sabedoria).

Diário de gravidez: 2º trimestre entre os sustos e a melhor fase da gestação

O segundo trimestre dizem que é a melhor fase da gestação, agora parando para escrever esse meu diário de gravidez eu até que devo concordar, apesar de todo os desafios desse trimestre. Afinal, estava gerando uma vida dentro de mim (que loucura).

Comecei o 2⁰ trimestre no susto, descobri no exame morfológico do 1⁰ trimestre que  tinha o IP uterino elevado (percentil 97), que era considerado muito alto por conta disso eu tinha o risco aumentado para pré-eclâmpsia, e na consulta mensal pós exame dei início do uso de AAS.

Comentei no tópico anterior que engravidei sem usar vitaminas, assim que soube do resultado desse exame, fiz ajustes nas minhas vitaminas. Comecei a tomar o Materna com DHA da Nestlé e o Cálcio da Lavitan, que junto com o AAS reduz o risco da pré-eclampsia.

Troquei a médica obstetra da minha gestação, e comecei acompanhamento pelas enfermeiras obstetras que olharam meu cartão do pré-natal e meus exames de sangue, urina e os ultrassons. O exame de sangue do 1º trimestre deu glicemia alta, com isso eu comecei a aferir a minha glicose três vezes ao dia.

Depois desses sustos e os ajustes realizados, de fato eu comecei a aproveitar a gestação nesta fase. Encerrando esse tópico, confesso que era incrível ver o crescimento do Vicente, sentir ele mexendo na barriga, mas com certeza a melhor parte do 2º trimestre é de saber que estava tudo bem.

Diário de gravidez: 3º trimestre a contagem regressiva do nascimento

O terceiro trimestre começou com mais uma viagem: fui com toda a minha família visitar minha avó em Teresina, no Nordeste. Na ida, me perguntaram quantas semanas eu tinha ainda bem que pedi autorização médica para viajar. Na volta, inclusive, a autorização já era obrigatória pela companhia aérea (viajei com 28 semanas e voltei com 29).

Segui com o uso do AAS, cálcio duas vezes ao dia, Materna e todos os cuidados com a glicemia para prevenir complicações. No exame de sangue do último trimestre, precisei repor ferro, utilizando Neutrofer, e vitamina B12 com Dozemast. O exame do cotonete também deu positivo.

Na reta final fiz umas duas sessões de drenagem linfática para gestante. Não cheguei a ficar muito inchada, mas foi essencial para chegar até o dia do parto. Aliás usei tênis até o fim da gestação, foi o calçado mais confortável para mim durante esse período.

Enfim, em novembro, ao iniciar o 9º mês da gestação com 37 semanas, marquei a data do parto na minha primeira consulta quinzenal. Era um desejo meu ter uma cesariana agendada além de me afastar e descansar nos dias que antecederam o nascimento do Vicente (pedi atestado médico para isso).

Tenho 34 anos, mesmo com essas “complicações” na minha gestação com pré-eclampsia e diabetes gestacional, não senti mal em nenhum momento. Eu saia, viajava e passeava, na verdade ouvi muitos elogios que eu era uma gestante exemplar. Por isso, meu recado de uma ex-gestante para você que quer engravidar ou está gestante, e esta lendo esse post, siga a risca tudo que o médico te orientar, é a sua vida e de um novo ser humano. Vocês precisam de todos os cuidados necessários para um ciclo maravilhoso.

Bônus: O Nascimento


Foi em 04 de Dezembro no Hospital Santa Maria, ao som de Fly da Hilary Duff nasceu o Vicente.

Deus, primeiramente, obrigada. Eu só tenho a agradecer pela oportunidade de viver essa experiência. Dar a vida a esse novo ser humano que viveu na minha barriga nesses últimos meses (onde contei as suas evoluções por semanas).

É muito louco pensar, no meio da rotina de trabalhadora CLT, pegando transporte público todos os dias, cuidando da casa,  saindo, viajando… eu estava fazendo uma pessoa.  Com pés, mãos, dedinhos, olhos, bracinhos e perninhas, com todos os órgãos. Sério, não existem palavras para descrever o milagre que é a vida.

Enfim, eu finalizo o post por aqui. O blog voltou! Com conteúdo mensal ou quinzenal (afinal, agora eu tenho um bebê para cuidar) e também no Instagram, Pinterest e vou tentar me dedicar no TikTok.

Obrigada por ler esse conteúdo ❤️

Cinthya Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Voltar ao topo