Esse ano de 2024 completo 10 anos que concluí a Universidade de Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Progranda, o curso superior que é necessário realizar para se tornar Publicitária(o).
Agora depois de todo esse tempo no ramo, vou compartilhar curiosidades desta profissão, no meu ponto de vista como uma profissional da área.
Confira abaixo algumas curiosidades:
1 – Ainda é difícil explicar a minha profissão
Depois de todo esse tempo, explicar minha profissão continua sendo um desafio. Os mais velhos ainda tem aquela visão antiquada das grandes mídias, para os jovens e adultos acham que sabem e entendem (alguns deles), as crianças, por sua vez, algumas parecem que já nascem sabendo.
Me recordo quando entrei na universidade os professores falaram que todos da sala teriam oportunidade na profissão. Afinal, ao concluir o nosso país estaria vivendo um dos maiores eventos esportivos do mundo (se referia Copa do Mundo do Brasil de 2014), isso de fato abriu muitas portas para meus antigos colegas de sala, agora de profissão.
Encerrando esse tópico, diria que explicar a profissão pois ela está em constante mudança e evolução.
2 – É muito mais que mostra nas salas de aula
Durante o período da graduação as disciplinas são diversas como: fotografia, economia, redação, semiótica, etc, sendo elas focadas para ao publicitária(o) raiz, que vai trabalhar em uma agência. Porém, nem todos os profissionais vão se identificar e/ou trabalhar neste segmento.
Eu mesma, entrei na faculdade meu principal objetivo era de trabalhar com Criação e ser Diretora de Arte. Entrei em uma agência de publicidade e durante essa experiência profissional, percebi que não era isso que gostaria de trabalhar. Hoje sou feliz com o rumo diferente da minha carreira, atuando com comunicação corporativa/institucional e multimídia (também fazendo uns freelas por fora hahaha).
Portanto, posso dizer que é uma carreira com muitos segmentos além do que vemos nas salas de aula.
3 – Mais estratégia e cada vez menos criatividade
Por fim, o último item/tópico polêmico para encerrar esse post. Depois de 10 anos formada eu posso dizer que ser um profissional criativo, não é suficiente. A criatividade anda de mãos dadas com a estratégica, para alcançar o objetivo final.
Portanto, posso dizer que ser criativo é importante, porém precisa ter lógica, fundamento para que essa sua mente que sempre tem uma infinidade de ideias mirabolantes sejam aplicavéis, viabilizadas e publicadas.
Enfim, este post foi em comemoração ao Dia do Publicitário que é comemorado todos os anos no dia 1º de Fevereiro.
Concluído, não esqueça de sair deste post sem comentar, nos vemos no próximo post 😉