Como criar logomarca para advogados – MSFF Advogados

Quero saber se você já parou para pensar a importância de uma logomarca?

Muita gente associa a sua identidade visual/representação gráfica sobre o que a empresa representa essa é uma das principais formas de memorizar, reconhecer produtos e marcas. Mas, se pensarmos no número de empresas que prestam ou oferecem o mesmo tipo de serviço que você, qual a originalidade e o seu diferencial? (Recomendo a leitura do post de Como Criar um Logotipo da Rock Content). Uma marca bem construída, reflete muito bem o seu conceito, filosofia e posicionamento.

Então, pensando nisso hoje vou compartilhar como foi a minha experiência ao criar uma logomarca para advogados, que é um ramo com muitos profissionais com identidades visuais digamos semelhantes!

No qual, se tornou um grande desafio era criar uma identidade visual única para o MSFF Advogados.

Por onde começar a criar uma logomarca para advogados?

Primeiramente, acho que não existe outra forma hoje em dia sem fazer uma pesquisa na internet e nas redes sociais, importante que ficar atento para que encontre algo incomum entre eles.

Por exemplo:

  • Tipografia;
  • Cores;
  • Símbolos;
  • Imagens;
  • Estratégias por trás da marca, entre outras informações relevantes.

Em seguida, compartilhe todas essas referências para o seu cliente, converse e compreenda qual será a linha criativa que vai seguir para o desenvolvimento da logomarca.

Essas orientações servem para qualquer tipo de cliente, que mega ссылка você pode criar ou reformular a sua identidade visual. Mas, especificamente falando de uma logomarca para serviços jurídicos e para advogados, esse tipo de perfil são aqueles que gostam de saber todos os detalhes e acompanhar todo o processo criativo.

FIQUE ATENTO!

Se você é um designer eu recomendo fugir das referências de referências de Canvas e Banco de Imagens para a criar uma logomarca. Claro que você pode criar no Canvas, caso trabalhe com essa ferramenta para edição de imagens e criação e composição de gráficas.

Porém, evite os prests de logomarcas presente nesses sites, por que eles podem acabar tendenciado linhas criativa e principalmente acabando com a originalidade de uma logo. 😉 

Como foi criar a logomarca do MSFF Advogados

Logo depois que conclui o tópicos que mencionados anteriormente, eu já tinha uma ideia, ou seja, um ponto de partida de onde começar a criar a logo conforme todas as informações coletadas.

Sendo assim, foi possível definir os seguintes pontos para dar início a criação:

  • Tipografia: Utilizar uma fonte clássica e serifada, a escolhida foi a Felix Titling MT (confira a licença para uso comercial dessa fonte aqui).
  • Cores: Preto, gostam de marrom, azul, vermelho ou bordô (a cor da faixa da área de conhecimento, que utilizam os graduandos no curso de Direito);
  • Símbolos: Modernidade e de preferência o uso de símbolos tradicionais que representam advogados;
  • Estratégias por trás da marca entre outras informações relevantes: Fosse atemporal, que pudesse ter duas versões, um com somente o símbolo e outra completa, pudesse ser adaptada para documentos jurídicos.

Resultado da logomarca

Enfim, o resultado! Após ter cada etapa mencionada nos tópicos anteriores, durante o processo de criação (crio logomarcas no Illustrator). Depois que, desenvolvi algumas versões, finalmente chegamos a versão final da logomarca.

Veja agora qual foi o resultado final:

Em síntese, foi isso. Agora, convido à vocês a conferirem o projeto completo no meu Behance, com detalhes as diferentes aplicações da marca, e também de acessar o site da MSFF Advogados, no endereço msffadv.com.br.

Quer fazer aprender a desenvolver logomarcas? No curso de Branding Express da Escola e Arte, você saberá como fazer zero da criação, até criar uma identidade visual completa para o mercado.

Por fim, não saiam deste post sem falar o que acharam desta logo, hein!  O que vocês acham de eu compartilhar um pouco mais sobre o meu trabalho por aqui, eu amo acompanhar esse assunto e saber um pouco mas da vida profissional de vocês! Então, me digam nos comentários, o que vocês acham que eu vou amar te responder.

Cinthya Araújo

12 comentários em “Como criar logomarca para advogados – MSFF Advogados

  1. Achei muito interessante esse post. Eu não sou designer profissional, mas de vez em quando eu brinco com isso e vou criando algumas coisas para o blog mesmo. Eu nunca tinha pensado no que tem por trás das logomarcas, e vendo assim, é bem mais do que simplesmente criar uma arte e combinar cores. Eu gostei também da indicação da escola, acho que vou dar uma conferida nela também.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    1. Adoro quando as pessoas testam outras areas sem ser a formação dela. Pois é, importante ver o outro lado, os bastidores da construção de uma identidade né!
      Um Beijo Hanna

  2. Oi Cih,
    Tenho aprendido na faculdade de marketing que as logomarcas são mesmo de extrema importância para as empresas. Inclusive, já criei algumas logos quando eu trabalhava também como ilustradora, principalmente para empreendedores do ramo da beleza e estética e blogueiras.
    Gostei do seu trabalho para a MSFF, a logo ficou clean e passa uma sensação de responsabilidade.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo