Primeiramente eu confesso que, escrever nunca foi uma tarefa fácil para mim. Sempre tive dificuldade de me expressar por meio das palavras, e transformar as minhas ideias em um texto atrativo.

Ter um blog sempre me ajudou e muito na escrita, pois é um incentivo para utilizar as regras gramaticais corretamente, em conjunto também das técnicas de texto voltada para a web.

Sendo assim, mesmo eu não sendo nenhuma especialista no assunto, nasce o Guia rápido de como escrever conteúdos para a web. Onde compartilho o meu conhecimento na prática para criar bons conteúdos escritos voltados para a internet.

Confira agora em tópicos, o guia para escrita:

1 – Formatação de texto

Primeiramente é importante que aplique uma formatação visualmente agradável para o leitor, mencionei isso no post 10 Ideias diferentes para posts em formato lista para o seu blog. Por lá, comentei que isso facilita a leitura e a escrita, torna o texto escaneável e mais atrativo.

Para isso, utilize a tipografia padrão do layout, com espaçamento padrão e alinhamento à esquerda. Lembre-se que os destaques devem estar em negrito. Recomendo que os textos estejam separados em parágrafos curtos e que tenham poucas linhas.

Pense, as pessoas são impactas com diversos textos em diferentes tipos de mídias, um texto precisa ser rapidamente compreensível, através de uma leitura dinâmica.

Aprofunde os conhecimentos desse tópico neste artigo da Resultados Digitais, que apresenta 8 dicas de como transformar um texto mais atrativo para o seu leitor.

2 – Organize as ideias para o seu texto

Você sabia que uma ideia de texto pode ser direcionada e organizada para diferentes objetivos? Neste sentido, para esse tópico elenquei itens que devem ser levados em consideração para este estilo de escrita.

  • Definição de Público- Alvo e Persona: A princípio este é o primeiro passo que deve ser tomado antes da escrita de qualquer conteúdo. Por exemplo, o Blog Cinthya Araújo, conquista a cada dia leitores em diferentes lugares do Brasil e no mundo, por isso, é importante que o conteúdo por aqui seja direcionado para o pessoa perfeita, ou seja, perfil de pessoa no qual eu criei antes de começar a escrever.

Portanto, é assim que são desenvolvidos textos de diferentes ramos que temos contato diariamente como: marcas, empresas, influencers entre outros.

Antes de começar a produzir o texto, descubra as principais palavras que seu publico busca, ou seja, o uso de uma palavra-chave.

  • Palavra-chave: Em síntese é uma palavras ou frases, que tenha faz uma conexão com o que seu texto pretende passar. Ao implanta-las em seu texto, você irá otimizar conteúdo para alcançar o objetivo da sua persona/público-alvo.

Clique aqui e saiba mais sobre palavras-chave.

Outro item também importante, antes de começar a escrita é utilizando o Funil de vendas, que pode ser separado em três diferentes situações:

  • Topo de funil: educar, descobrir, compreender – o primeiro contato;
  • Meio do funil: reconhecimento – criar conteúdo, que pode solucionar um possível dúvida ou problema, diante do conteúdo abordado;
  • Fundo de Funil: decisão – conteúdo específico e detalhado, contando uma determinada experiência, com circunstâncias que levem o leitor a tomar uma ação.

 

3 – Títulos e conteúdos que relação com conteúdo do início ao fim

Título: call-to-action, ou seja, uma chamada para ação, são títulos mais atrativos para a internet. Por exemplo, utilize termos como: “Saiba mais”, “Por que”, “Como”, “Dicas”, “Quais são”, “5 maneiras de” e outras formas de intitular o conteúdo que deseja escrever.

Caso sinta dificuldade, em criar o título do seu post utilize essa ferramenta que irá te auxiliar a desenvolve o título do seu texto.

Escrever um texto que tenha conexão do início ao fim é um grande desafio. Durante o processo de escrita: distribua os diferentes destaques que serão abordados em sub-títulos, organize as principais ideias previamente em tópicos.

4 – Outros formatos de criar conteúdo para a web através da escrita

Finalizando, não é somente de texto para blogs e sites é feito o conteúdo para escrita na internet. A partir deste post pode se originar outros conteúdos também, aplicados nos seguintes formatos:

Redes Sociais, Landing Pages, E-books, Infográficos, Pesquisas e estudos, Whitepapers, Checklists, Newsletters, Dicas rápidas, Comentar conteúdo de terceiros, Guias, Cursos por e-mail, Listas, FAQ, Ferramentas e planilhas, Templates e modelos e entre outros.

Bônus: 3 cursos para melhorar na escrita

Para finalizar, um bônus. Confesso que já perdi a conta de quantas vezes perdi tempo fazendo pesquisas para entender determinado assunto, sendo que adquirir conhecimento que precisava, por meio de cursos online. Como sabem desde o post, 5 cursos gratuitos com certificação para comunicadores e designers, sou muito criteriosa para fazer e ainda mais compartilhar algum curso, segue abaixo minhas indicações para adquirir e aprimorar conteúdo para escrever .

 

Enfim, esse post teve como principal objetivo falar um pouco da minha experiência e ser um exemplo prático de como escrever um conteúdo para web. No decorrer deste post, compartilhei diferentes links, para que não fique apenas restrito aqui apresentados.

Olhe com calma os cursos por aqui indicados, às vezes, estudar um conteúdo aprofundado irá te poupar tempo em pesquisas, solucionar problema, aumentar conhecimento e ainda conquistar um certificado.

Concluindo, espero que tenha gostado deste post, e que este guia rápido tenta te auxiliado, pois a escrita para web é um universo que possui diversas peculiaridades. Por fim, deixe o seu comentário vou amar responde-lo!