fbpx

Por onde começar? Como e onde criar um blog

Seja bem vindo, ao primeiro post da minissérie como entrar no mundo dos blogs, vão ser 3 posts para você, que quer criar um blog, porém, não sabe como e por onde começar ou já tem um blog quer adapta-lo e atualiza-lo para os dias de hoje.

Mas talvez você esteja se perguntando: “Criar um Blog é coisa de Cringe” ou “Cinthya, tem bilhões de outros Blogs e Sites falando sobre esse mesmo assunto”, e eu te respondo com: Sim, talvez ter um blog seja coisa de Cringe, é um fato de que existe muitos blogs falando sobre esse assunto! Porém, eu aposto que nesta minha minissérie, você vai ler alguma informação que não é tão fácil de encontrar por aí, e também quem sabe achar que ter um blog hoje não é tão Cringe assim (será?).

Antes de mais nada, recomendo a leitura de dois posts aqui no blog, eles fazem parte do meu embasamento para escrever este conteúdo!

Ainda vale a pena ter um blog: Este post foi ao ar em comemoração ao dia do blog. Nele contei a história dos blogs, suas evoluções, desde o início até os dias de hoje com tipos e categorias que encontramos, e também algumas dicas de como escrever posts.

Guia rápido de como escrever conteúdo da internet: Este é justamente focado nas técnicas escrita e formatação, que são essenciais para melhorar com algumas técnicas, a escrita e o visual de qualquer post, independente qual seja o objetivo com conteúdo.

Vamos lá?

Por onde começar?

Primeiramente descobrindo se ter um blog é para você ou não! Atualmente podemos dividir os blogs por objetivos, que são:

  • Hobbie: blogueiros que escrevem posts e conteúdos sem pretensões profissionais. Utilizando-o como diário virtuais, para compartilhar dicas, experiências, resenhas, publicando fotos pessoais. Muitas vezes interagem com outros que tem um blog com o formato/objetivo. O perfil deste blogueiro é aquele que defende blog com unhas e dentes.
  • Híbrido: este perfil é qual o meu blog mais se encaixa, sou uma blogueira que ama escrever e fazer publicações pessoais, porém, também utilizo o meu espaço para fins comerciais.
  • Profissional: blog puramente profissional. Que consequentemente um trabalho e fonte de renda, blogueiros que criam conteúdos patrocinados e/ou focado em vendas.

 

Atenção!

Pronto, agora que você já sabe quais são os principais objetivos de um blog, você deve ter atenção ao seguinte ponto:

Ter um blog independente de sua finalidade é querendo ou não, deixar informações pessoais ou profissionais ao alcance de todos. A internet já deixou de ser a muito tempo “um ambiente sem regras”, hoje existem leis nacionais e internacionais, que protege tanto quem escreve como quem lê.

Então, pense bem! Principalmente para você quer realmente começar a ter um blog, cujo o seu objetivo é puramente profissional.

Criar um blog só porque dizem que é uma boa técnica e ferramenta de ganhar dinheiro? E sai por ai, criando blogs totalmente inadequados, fazendo por puro impulso? Em muitos casos não consome conteúdo neste formato. Portanto, na minha opinião, você vai gastar o seu precioso tempo, onde poderia se dedicar em outra estratégia, para alcançar o sucesso que almeja de forma mais rápida.

Como criar um blog?

Enfim, após o choque de realidade quero saber, eu motivei ou desmotivei o seu desejo de criar um blog? Espero que tenha motivado kkkrying.

Deste modo então, posso subentender que você tenha decidido qual será o seu objetivo com o blog. Em seguida, não esqueça de definir qual será o seu:

  • Público-alvo/Persona – Para qual pessoa o seu conteúdo será direcionado;
  • Nicho – Qual será o assunto foco dos seus posts?

Como escolher a plataforma para o meu blog?

Então, neste próximo passo é a escolha da plataforma que você vai produzir conteúdo.

Isso também pode se basear no nível de conhecimento, dedicação e o objetivo que você pretende ter com seu blog. Das plataformas disponíveis hoje para criação as duas melhores são:

  • WordPress
  • Blogger

Obviamente, existe outras plataformas semelhantes, porém, as duas mencionadas, eu tenho experiência de ter um blog nos últimos 10 anos. Nesse sentido então, será onde você poderá encontrar a melhor infraestrutura de configuração e criação de posts.

Portanto, você deverá decidir se vai começar de forma gratuita (nesse caso recomendo o uso do Blogger), ou seja, se você vai ter um endereço personalizado, comprar um domínio, hospedagem e ter a sua identidade em um formato mais formal.

Demais informações de como e onde criar um blog, vou acabar aprofundando em configurações do blog e dicas de criação de posts. Dessa forma, acredito que melhor abordar este assunto no segundo post dessa minissérie, o que acham?

Concluindo

Sendo assim, termino esse primeiro post da minissérie de como entrar no mundo dos blogs.

Agora, você que já é um(a) blogueira (o), escreva nos comentários o que você acha que ficou faltando, neste primeiro post, para quem não tem poder aprender e ver as diferentes experiências e percepções sobre como criar e manter um blog nos dias de hoje.

E se vocês acham ou continuam achando que ter um blog é meio “Blé” ou “Cringe”! Apesar desse assunto ser muito recorrente, confesso que eu adoro escrever. Acredito que as palavras tem poder, dessa forma, escrever sobre esse assunto deixa a blogosfera ainda mais viva, vocês também não acham?

Enfim, é isso! Espero que esse conteúdo tenha te ajudado te vejo nos comentários!

Cinthya Araújo

13 comentários em “Por onde começar? Como e onde criar um blog

    1. Clayci, eu também sendo hibrida,eu amo escrever posts, por puro prazer e hobbie! Demorou tanto esse sair do papel, jamais irei abandona-lo!
      Um beijo,

    1. Exatamente, e tudo bem ser um ambiente assim hibrido. Isso ai independente do tempo ser um vilão imporante é amar postar e fazer isso porque realmente gosta!
      Um beijo,

    1. Eu também sou muito Cringe Karol, hahahahahhaha
      Sim, mesmo que tenha posts patrocinados você faz isso por prazer é o que mais importa! Verdade auge dos blogs em 2009 a 2014 infelizmente, passou mas vamos tentar manter a blogosfera viva!
      Um beijo

  1. Oi Cinthya,
    Amei forte esse post e o compartilhei com algumas amigas que tem dúvidas sobre a blogosfera. Esse blockquote cinza “Atenção” é super necessário, haha.
    Já faz uns dez anos que escrevo também, e até hoje não encontrei meu nicho, na verdade, eu sempre acabo falando de tudo um pouco, e tem funcionado pra mim, mas acho legal quando alguém já começa um blog sabendo sobre os assuntos que mais deseja abordar.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    1. Eu amei saber que compartilhou esse post Leslie, sim blogosfera é tão ampla que gera dúvida mesmo! Então tem que chamar atenção mesmo, muita gente acha que a internet é terra de ninguém e as pessoas precisam saber que não é bem assim!
      Então eu também, tenho varios nichos mas acho legal acabo conhecendo mais a pessoas e sempre acabo aprendendo e lendo algo diferente.
      Um beijo

  2. Bem interessante o post!!
    Já existem vários blogs por aí e muitos falando da mesma coisa, mas ninguém escreve igual, então querendo ou não cada post é original. Se for blog pessoal então, é um prato cheio da originalidade hehe!
    Gostei das dicas, espero que influencie as pessoas a criarem blogs, afinal ter um blog é uma experiência incrível! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

  3. Você tocou num ponto bem importante, esse é um tipo de post bem comum na internet, mas de fato ei vi coisas aqui que ainda não tinha visto em outros posts. Então, sim, vale a pena ler esse tipo de post. =) Eu acho super válido, até para desmistificar essa coisa de que toda bloqueira é rica. Até porque tem quem, como eu, apenas ame escrever e ganhe dinheiro com o blog vez ou outra (híbrido), mas não é uma renda certinha. O meu acabou indo mais para o lado literário, é o que eu amo escrever e não me vejo falando sobre outra coisa. Mas acho que é bem isso, né, escrever sobre o que a gente gosta. Já é um primeiro passo. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo