“Fazer o seu próprio horário”, “Escolher os dias e horas por semana que você pretende trabalhar”, “Transformar o seu hobby em uma profissão”, “Conquistar a sua independência financeira” e etc, etc. Aposto que já ouviu algumas das frases antes, não é mesmo?

Empreender digitalmente é o sonho para muitos, principalmente por pessoas que transformaram o blog em profissão.

No post inaugural eu expliquei o que me motivou que a ter um blog e neste vou explicar o que me fez escolher ter um blog ou não ter um canal de YouTube. Claro, responder à pergunta do título, será que ainda vale a pena criar um blog?

A história dos blogs

Primeiramente começo contando a história dos blogs. O primeiro blog surgiu no ano de 1997, sendo uma invenção de Jorn Bargem um americano que sempre trabalhou na área da informática e programação.
Jorn criou uma função onde as pessoas pudessem criar com facilidade páginas o que chamamos de posts, onde poderia escrever o que quisesse, essa atividade era chamada “weblog”, conhecida hoje em dia, apenas como blog. (fonte: Rock Content).
Aquele foi o começo do que se tornaria o blog, conquistando sucesso no mundo inteiro. Hoje podemos encontrar diversos blogs, serviços e tipos que são:
  • Pessoais os mais famosos, que lembram muito os diários virtuais de antigamente, onde as pessoas compartilham suas fotos pessoais, textos, experiências que viveram;
  • Temáticos: servem somente para falar de um determinado assunto, tem proposta informativa, educacional e etc;
  • Corporativos: onde é atualizado por colaboradores de uma determinada empresa para te ter contato mais próximo com os seus clientes.

 

Por que ter um blog?

Como vimos os blogs mudaram bastante, logo abaixo listei motivos para confirmar que eles ainda são uma opção:
  • Alcançar um objetivo – Estudantes ou profissional em início de carreira, crie um blog e ganhe visibilidade no seu ramo;
  • Aumentar tráfego – E-commerce, Escola Virtual, Marca ou Serviço. O blog irá impulsionar os acessos para o seu site, redes sociais, e-mail marketing e etc;
  • Impulsionar um projeto pessoal – Quer que os seus poemas ganhem visibilidade, ou gostaria de mostrar profissionalismo em festivais de fotografia, crie um blog para divulgue suas criações;
  • Facilidade de uso – Independente da escolha da ferramenta, criar um blog é simples, de fácil organização dos conteúdos.

 

Mas afinal, ainda vale a pena ter um blog?

Depende! Antes de tudo se comprometa, tente organizar para que faça parte da sua rotina. Sendo assim, vale a pena criar um blog caso tenha um objetivo definido. Pois você pode conquistar leitores, se não se tiver dedicação vai deixa-los sem conteúdo?

Importante: independe se você quer de ganhar dinheiro com um blog, é imprescindível ter uma boa escrita, desde já comece a praticar, estudar e ler.
Para isso, indico os textos dos Top Voices de LinkedIn, que são pessoas que ganharam visibilidade graças à escrita de textos na rede social.
Matheus Souza é Top Voice, com escrita ele trabalhou com diversas marcas e portais nacionais e professor do curso Redação e Escrita Criativa, que vai te auxiliar a desenvolver o processo criativo, organizar ideias e criar uma narrativa para produção de textos para o seu blog. 

Outro Top Voice é o jornalista Murillo Leal, em seus textos é possível ver aplicação de Storytelling, que é uma técnica importante para a criação de textos para blogs.

 

Quero criar um blog, e agora?

Se seu caso é profissionalizar o blog, antes de mais nada estude antes de criar um blog profissional. Existem diversos que falam sobre o assunto de forma gratuita como: Bloga.ai , Viver de Blog e Simples Bella que são os meus preferidos.

A blogosfera ainda não foi explorada o suficiente, ou seja, ainda há espaço caso para quem quer criar conteúdo neste formato. Ter um blog é garantir o espaço exclusivo na web, que pode levar o seu nome ou o da sua empresa, com a sua identidade visual e layout.

Eu não me sinto a vontade gravando vídeos. Portanto, podemos concluir que não existem regras.  Não é obrigatório para o criador de conteúdo gravar vídeos, blog ainda é uma opção é um formato para investir.

Lembre-se que você precisa acompanhar o mercado, pois os blogs estão em constante mudança. Isto é fundamental para que você, alcance o resultado que deseja.

 

Enfim, este foi o post em comemoração ao Dia Mundial do Blog. A data foi escolhida, pois 31/08 lembra a palavra Blog, não poderia deixar passar em branco.

Obrigada por ler esse conteúdo e até mais!