Enfim, conforme prometido no post Onde comprar móveis, cadeiras e sofás com design clássico, que foi inaugural da nova categoria aqui do blog Casa e Decoração, onde vou abordar as minhas experiências pessoais, inspirações, referências da minha casa para a sua casa.

Hoje vou compartilhar com vocês como foi a minha experiência comprando um apartamento na planta, o meu primeiro apartamento da vida. A história é um pouco longa, mas eu prometo tentar ser breve para escrever (kkkrying).

Então, vamos ao que interessa vou dividir este post em 3 partes, que são:

  1. Por que eu quis comprar um imóvel
  2. Quais eram as minhas prioridades para comprar o meu imóvel
  3. Construtora, bairro, preço, metragem esses e outros detalhes do meu apartamento na planta

 

E ai, estão interessadas(os), em saber como foi? Sem mais enrolações e vamos para o história!

Por que eu quis comprar um imóvel

Já era um plano desde os meus 25 anos, na época tive uma crise, daquelas que me perguntei: “o que estava fazendo da minha vida”, pois já tinha vivido algumas coisas, porém, nada significativamente grande. Foi a partir desse acontecimento que caiu a minha ficha, que para realizar os meus grandes sonhos/objetivos de ter um patrimônio e os financeiros, eu que tinha que correr atrás deles.

Enfim, a partir dai criei uma meta, comprar o meu apê até meus 30 anos que completei este ano. E foi exatamente isso que aconteceu, consegui realizar esse sonho aos 29 anos, comprando um apartamento na planta.

Por fim deste tópico, respondendo exatamente a pergunta do título, eu quis comprar um imóvel, porque eu queria sair da casa dos meus pais, porém não queria ter um lar temporário (morar de aluguel), ou seja, por mais que demora-se eu gostaria de ir a um lugar certo e meu e também claro, comprar um apto significava ter mais mais liberdade e responsabilidade.

Portanto, foi dessa crise dos 25 anos, que eu quis realizar o sonho da casa própria.

Quais eram as minhas prioridades para comprar o meu imóvel

Muitas! Resumindo bem, eu moro no centro de São Paulo, tenho absolutamente tudo perto de casa, e claro que levei isso em consideração na hora de para comprar um imóvel.

Eu tinha uma listinha de exigências, que era a seguinte:

  • Ter metrô perto (e de transporte público no geral);
  • Na capital de São Paulo e em um bairro centralizado;
  • Ter janela no banheiro;
  • No mínimo 40m²;
  • Até 200 mil reais;
  • Conseguir usar o FGTS;
  • Entrar no programa Minha Casa Minha Vida (agora chamado Casa Verde e Amarela).

 

Cheguei nessa lista, depois de ser bem realista e também depois de pesquisar e visitar alguns imóveis, e ver que era praticamente impossível eu consegui comprar outro, conforme o meu salário conseguiria financiar.

E para concluir esse tópico, o que eu compartilho com vocês é o que eu consegui cumprir todos os itens da minhas prioridades e itens da listinha. Agora sim, saibam todos os detalhes do meu futuro apê!

Construtora, bairro, preço, metragem esses e outros detalhes do meu apartamento na planta

Agora sim vou detalhar todos os aspectos técnicos do meu apartamento na planta, vamos lá?

  • Construtora

Primeiramente a construtora, a escolhida foi a Cury, que é uma de grande porte que faz imóveis em São Paulo, Interior e no Rio de Janeiro. A Cury é conhecida por entregar os empreendimentos pelo menos 12 meses antes da data final do contrato. No meu caso, a data no contrato está para Agosto/2023, porém no meu sistema mostra a data prevista de término de obra esta para Junho/2022.

  • Bairro

Na verdade é a região no qual o prédio está sendo construído é a do Ipiranga, que é tradicional e muito bem localizada, de excelente infraestrutura de comércio e transporte. O prédio fica 500 metros de distância da estação de trem e metrô, e também conta com um shopping ao lado da estação.

  • Preço

Em relação ao preço, duas coisas influenciaram o valor final do meu apartamento. A primeira foi porque eu enviei os meus documentos e foi aprovado o meu financiamento antes do início oficial das vendas (comprei meu imóvel no 1º dia de venda), por conta disso comprei com o 1º preço da tabela (a tabela sofre reajustes todos os meses), sendo assim, o meu imóvel custou no total R$ 193 mil reais.

  • Metragem

A metragem do meu imóvel é de 40 metros.

  • Outros detalhes do meu apartamento na planta

A planta escolhida foi a da ponta, a única que oferecia janela no banheiro. Vem incluso no imóvel: piso laminado nos quartos e cerâmico nas áreas molhadas, tanque na lavanderia, pia na cozinha e banheiro, todos com garantia de 5 anos da construtora.

O prédio tem muitos itens na área de lazer, porém, não tem piscina e quadra. E terminando eu não tenho direito a vaga na garagem.

 

Bônus:  Da compra do meu apartamento na planta?

Enfim, é isso conforme a previsão de término de obra, daqui a um ano estarei com as chaves nas mãos e dando inicio as reformas. Mas como ainda não chegou essa fase, obviamente vou compartilhar dicas, mostrar o que comprei com antecedência por aqui e nas redes sociais do Blog.

Assim eu concluo a minha história!  Gostaram de saber como foi? Agora é com vocês, comentem se querem também ter a sua casa própria, se vocês estão se planejando para comprar ou já moram nela!

Comentem e vou amar te responder!