“Fazer o seu próprio horário”, “Escolher os dias e horas por semana que você pretende trabalhar”, “Transformar o seu hobby em uma profissão”, “Conquistar a sua independência financeira” etc e etc. Aposto que já ouviu algumas das frases antes, não é mesmo?
Empreender digitalmente é o sonho para muitos, principalmente por pessoas que transformaram o blog em profissão.
No post inaugural eu expliquei o que me motivou que a ter um blog e neste vou explicar o que me fez escolher ter um blog ou não ter um canal de YouTube. Claro, responder à pergunta do título, será que ainda vale a pena criar um blog?
- Pessoais – os mais famosos, que lembram muito os diários virtuais de antigamente, onde as pessoas compartilham suas fotos pessoais, textos, experiências que viveram;
- Temáticos – servem somente para falar de um determinado assunto, tem proposta informativa, educacional e etc;
- Corporativos – onde é atualizado por colaboradores de uma determinada empresa para te ter contato mais próximo com os seus clientes.
Por que ter um blog?
- Alcançar um objetivo – Estudantes ou profissional em início de carreira, crie um blog e ganhe visibilidade no seu ramo;
- Aumentar tráfego – E-commerce, Escola Virtual, Marca ou Serviço. O blog irá impulsionar os acessos para o seu site, redes sociais, e-mail marketing e etc;
- Impulsionar um projeto pessoal – Quer que os seus poemas ganhem visibilidade, ou gostaria de mostrar profissionalismo em festivais de fotografia, crie um blog para divulgue suas criações;
- Facilidade de uso – Independente da escolha da ferramenta, criar um blog é simples, de fácil organização dos conteúdos.
Mas afinal, ainda vale a pena ter um blog?
Depende! Antes de tudo se comprometa, tente organizar para que faça parte da sua rotina. Sendo assim, vale a pena criar um blog caso tenha um objetivo definido. Pois você pode conquistar leitores, se não se tiver dedicação vai deixa-los sem conteúdo?
Quero criar um blog, e agora?
Se seu caso é profissionalizar o blog, antes de mais nada estude antes de criar um blog profissional. Existem diversos que falam sobre o assunto de forma gratuita como: Viver de Blog e Simples Bella que são os meus preferidos.
A blogosfera ainda não foi explorada o suficiente, ou seja, ainda há espaço caso para quem quer criar conteúdo neste formato. Ter um blog é garantir o espaço exclusivo na web, que pode levar o seu nome ou o da sua empresa, com a sua identidade visual e layout.
Eu não me sinto a vontade gravando vídeos. Portanto, podemos concluir que não existem regras. Não é obrigatório para o criador de conteúdo gravar vídeos, blog ainda é uma opção é um formato para investir.
Lembre-se que você precisa acompanhar o mercado, pois os blogs estão em constante mudança. Isto é fundamental para que você, alcance o resultado que deseja.
Enfim, este foi o post em comemoração ao Dia Mundial do Blog. A data foi escolhida, pois 31/08 lembra a palavra Blog, não poderia deixar passar em branco.
Obrigada por ler esse conteúdo e até mais!
Eu sou suspeita para falar, mas blog sempre vale a pena. Acho que principalmente para quem gosta de escrever! ♥ Claro que tem que acompanhar as tendências, falar sobre um assunto que goste e estudar sempre. E é fundamental saber que você não vai crescer da noite para o dia. Enfim, adorei o post. 🙂
Beijos, Carol
http://www.pequenajornalista.com
Ai que bom ter o pensamento tão semelhante <3. Sim acredito que com o blog podemos acompanhar tendências assim como no youtube e tem papel na mídia fundamental.
Amei seu comentário.
Beijos
Tenho meu blog a 10 anos e também acho que ainda vale a pena se ter um blog nos dias de hoje, inclusive acredito que seja o tipo de plataforma de criação de conteúdo que vai durar ainda por muito anos, porém, uma coisa é fato dedicação e amor são itens essenciais.
Exatamente como citei no post, você conquista leitores eles querem conteúdos importante manter atualizado para ter contato direto com eles.
Beijos Ane